7

LEITORES 30 MINUTOS COM UM ESTRANHO

LEITORES 30 MINUTOS COM UM ESTRANHO

10/09/2014

DIVULGA ESCRITOR ENTREVISTA MERARI TAVARES

Merari Tavares - Entrevistada
Merari Tavares - Entrevistada

Jornalista Shirley M. Cavalcante (SMC) entrevista escritora Merari Tavares
Merari Tavares nasceu em São Paulo , em 7 de agosto de 1990.
Musicista, Graduada em Letras, licenciada em Língua Portuguesa e Língua Inglesa, pela FAAT – Faculdades Atibaia e, Produção Editorial - UNIL - Universidade do Livro.
Publicou 4 livros solos: Rháuwey – Uma Escola do BarulhoFlorência – A Borboleta que virou Bailarina; Minha Namorada Virtual e 30 Minutos Com Um Estranho.
Recebeu diversos Prêmios Nacionais e Internacionais. No ano de 2012/2013 esteve na Feria del Libro, de Buenos Aires, e também, na Casa de Jorge Amado, lançando e  divulgando seu trabalho como escritora. 

“Hoje, o hábito da leitura faz parte da vida da maioria dos brasileiros.  A tecnologia está a cada dia mais avançada, e sendo assim, as notícias são instantâneas. Querendo ou não, o brasileiro está lendo a maioria do tempo, uma vez que estão conectados quase 24h. Prova disso foi o resultado da Bienal de São Paulo de 2014 que surpreendeu a muitos.”
 Boa Leitura!

SMC - Escritora Merari é um prazer contarmos com a sua participação no projeto Divulga Escritor, conte-nos o que a motivou a ter gosto pela escrita?
Merari Tavares - Prezada Shirley, a honra é toda minha. Sinto-me mui honrada pelo convite. Desde já, quero agradecê-los pela rica oportunidade.
Minha paixão pela leitura nasceu quando era ainda menina. Em casa, meus pais sempre leram muito. Meu pai vivia lendo jornal. Minha mãe — professora —, sempre me incentivou a ler; trazia novos livros que me encantavam e, frequentemente, lia e contava historinhas para mim. Sendo assim, o gosto pela leitura se perpetuou. Contudo, o anseio em se tornar escritora nasceu por volta dos doze anos.
Na escola, eu me destacava nas redações. Era a matéria em que mais gostava. Sempre fui apaixonada por escrever. Enquanto muitos quebravam a cabeça para compreender e corresponder ao tema solicitado, isso era “fichinha” para mim, ao contrário do que ocorria na área de exatas! (risos).

SMC - Como foi a construção do seu livro “Rháuwey – Uma Escola do Barulho”?
Merari Tavares - O Rháuwey, por ser um livro infantil não foi um projeto de longa duração. E, apesar de ser o meu primeiro livro publicado, não foi o meu primeiro livro a ser escrito. Aliás, por incrível que pareça, o meu primeiro livro escrito ainda está engavetado e, creio que muito em breve será lançado.
A ideia inicial era escrever para os adolescentes, mas, na época, conheci uma escritora e ela me convidou para participar de algumas antologias infantis; arrisquei, meus textos foram selecionados, e depois, acabei pegando o gosto por esse tipo de escrita e o Rháuwey nasceu, relatando a história de quatro garotos que ingressam na 5ª série. Esse quarteto apronta mil e uma pegadinhas com os professores. É uma história que muitas crianças, principalmente as levadas, se identificarão com a história.

SMC - Que temas você aborda em seu livro “Florência – A Borboleta que virou Bailarina”?
Merari Tavares - No livro Florência – A Borboleta que virou Bailarina, o enredo ocorre na floresta do Vale Dourado. Tudo acontece quando Florência escapa da montanha russa e
cai dentro da bolsa de Poly Dawson, uma professora de Balé. E assim, ela se apaixona pelo som que soa internamente no teatro. A partir daí, resolve organizar uma grande festa e apresentação musical na floresta.
Neste livro, abordo temas como: amizade, união, persistência, e arte da música em si; desde a organização de uma orquestra, afinação dos instrumentos e das vozes, o ensaio da partitura e a persistência para a concretização de um grande sonho, que no caso de Florência era se tornar Bailarina.

SMC - Em agosto de 2014, você lançou na Bienal Internacional do livro de São Paulo, dois títulos, poderias nos contar um pouco sobre as obras:

Minha Namorada Virtual – é um livro baseado na vida real, que narra a história de dois jovens que se conhecem pela internet e enfrentam alguns obstáculos, inclusive, a distância, que somente o verdadeiro amor é capaz de superar!!!
Nesta obra, relato o romance virtual que, por vezes, pode gerar uma compulsão em busca da felicidade. Mas é possível ser feliz sem conhecer? Sabemos que a dor faz parte de quem vive conscientemente, então, por que somos tentados? Seria uma tentação, ou, uma saída para conhecer alguém?

30 Minutos Com Um Estranho – narra a história de Karry, uma jovem com tudo de bom na vida: família, namorado, amigos e, de repente, por um deslize, impulsivamente se envolve com um cara que mal conhece; recebe um convite e, embriagada, acaba se entregando e engravidando, e claro, perdendo o grande amor de sua vida — o seu namorado.
Será que Peter, o namorado de Karry, realmente a esquecerá para sempre, depois desse grande erro, ou ainda, haverá uma reconciliação?
Como tomar uma decisão sem ao menos saber ao certo a real identidade de uma pessoa que entrou em sua vida por mero acaso? 

SMC - Onde podemos comprar os seus livros?
Merari Tavares - Meus livros poderão ser adquiridos diretamente comigo (autografados) através do e-mail: merari_ta@msn.com e através dos seguintes sites abaixo:
 
Cantinho do Leitor:


Garcia edizioni:


SMC - Quais os seus principais objetivos como escritora?
Merari Tavares - Como escritora, meus principais objetivos são proporcionar ao leitor, viajar e conhecer o outro lado do mundo, através das palavras.
Amo escrever para o público infanto-juvenil. Nas histórias infantis, procuro criar cenas comuns com a do leitor, fazendo com que ele se identifique com a história narrada; ainda assim, dou uma mesclada com o mundo das fábulas e personagens encantados. Já nos romances juvenis, mesclo o romantismo e criatividade com as cenas comuns do nosso cotidiano. Sempre, proporcionando ao leitor uma leitura suave, fazendo com que ele se identifique com a situação, e ao final, que ele tenha ainda, um momento de reflexão. As histórias escritas por mim, geralmente são um misto de real X imaginário.

SMC - De que forma você divulga o seu trabalho literário?
Merari Tavares - Através dos Blogs e Fan Pages:

http://escritorameraritavares.blogspot.com





SMC - Como você vê o mercado literário brasileiro?
Merari Tavares - Hoje, o hábito da leitura faz parte da vida da maioria dos brasileiros.  A tecnologia está a cada dia mais avançada, e sendo assim, as notícias são instantâneas. Querendo ou não, o brasileiro está lendo a maioria do tempo, uma vez que estão conectados quase 24h. Prova disso foi o resultado da Bienal de São Paulo de 2014 que surpreendeu a muitos.
O mercado literário brasileiro aos poucos está evoluindo. A tecnologia a cada dia se renova e, nos dias atuais, a fonte de pesquisa é imensurável. Assim sendo, muitos autores não se restringem apenas a uma Editora, pois o mercado é farto, diferente de alguns anos atrás, que tudo era mais restrito. Atualmente, temos observado que as Editoras e o mercado literário brasileiro estão abrindo as portas e apostando em novos autores. Um exemplo mesmo disso é a Garcia edizioni, uma editora que abre as portas e abraça os novos escritores, não restringindo o gênero a ser publicado.

SMC - Quais as melhorias que você citaria para o mercado literário no Brasil?
Merari Tavares - Conforme já citado na questão anterior, as mudanças são contínuas e o mercado literário está aos poucos, caminhando com essa evolução, abrindo portas e valorizando os autores nacionais. Tenho observado muitos autores e livros saírem das gavetas, autores brasileiros que estão se destacando, pelo simples fato, das Editoras nacionais apostarem em seus trabalhos.

SMC - Pois bem, estamos chegando ao fim da entrevista, agradecemos sua participação no projeto Divulga Escritor, muito bom conhecer melhor a Escritora Merari Tavares, que mensagem você deixa para nossos leitores?
Merari Tavares - Mais uma vez, sou muito agradecida por essa rica oportunidade concedida pelo Divulga Escritor.  Eu gostaria apenas de agradecer a todos os meus leitores; leitores estes que estão espalhados por todo canto. Vocês não têm ideia de quanto é gratificante quando recebo algum recadinho de vocês, dizendo que leram, gostaram e se identificaram com a história. Leiam mesmo, e bastante, pois são nos livros onde encontramos consolo quando mais ninguém nos ouve. Livro é a fonte de conhecimento, além de enriquecer o nosso vocabulário, nos permite viajar e conhecer o outro lado do mundo.  E para quem ainda não conhecia a mim e minhas obras, acesse: http://escritorameraritavares.blogspot.com. Estarei esperando vocês!!!
Um grande beijo.

Participe do projeto Divulga Escritor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curtiu a postagem? Deixei aqui seu recadinho!

Desenvolvido por: Cantinho Kawaii | Base de Menu: Mundo Blogger | Cabeçalho: Elaine Gaspareto.